top of page

​NOTÍCIAS & EVENTOS

Visita do Prof. Manuel Atienza a Brasília - SET/2017

O Prof. Manuel Atienza, da Universidade de Alicante, na Espenha, esteve em Brasílias entre os dias 11 e 13 de setembro. 

 

Sua visita deu-se em função do lançamento, na Faculdade de Direito

da Universidade de Brasília, do primeiro volume da coleção Direito, Retórica e Argumentação, organizada pelo Grupo de Pesquisa Retórica, Argumentação e Juridicidades (GPRAJ). O volume que inaugura a coleção traz a edição brasileira do "Curso de Argumentação Jurídica", pela primeira vez traduzido para o português.

A tradução do idioma espanhol foi realizada pela Prof.ª Claudia Roesler e contou com a revisão técnica do Prof. Isaac Reis, ambos co-coordenadores do GPRAJ, além da participação de demais membros do grupo de pesquisa.

Antes do lançamento do livro, contudo, o Prof. Manuel Atienza participou, no dia 11 de setembro, de encontro de discussão do GPRAJ, em que se tratou do texto "Una idea del derecho", escrito pelo professor espanhol.

 

 

 

Como era de se esperar, o lançamento da edição brasileira do "Curso de Argumentação Jurídica", do prof. Manuel Atienza, no dia 12, contou com o comparecimento em peso de juristas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Depois da exposição pelo Prof. Atienza, é de se ressaltar a participação da Prof. Margarida Lacombe Camargo, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atuou como interlocutora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, no dia 13 de setembro, o prof. Manuel Atienza ainda participou de dois eventos, pela manhã, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, à tarde, na Escola da Advocacia Geral da União (AGU).

No Evento "Argumentação sobre Precedentes no Estado Democrático de Direito: um diálogo com Manuel Atienza", realizado no STJ, além do professor espanhol, que atuou como principal expositor, compuseram a mesa as Profs. Claudia Roesler e Margarida Lacombe Camargo, além dos Ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Maria Thereza de Assis Moura, atual diretora-geral da Escola Nacional de Formações e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Clique AQUI para consultar a íntegra da notícia do evento no sítio oficial do Superior Tribunal de Justiça.

Lançamento da edição brasileira do "Curso de Argumentação Jurídica", do Prof. Manuel Atienza
12 de setembro de 2017

 

Convidamos a todas e todos para o lançamento da edição brasileira do "Curso de Argumentação Jurídica", com a presença do autor, o Prof. Manuel Atienza.

A obra é fruto de um projeto cooperativo de tradução conduzido pela Prof.ª Dr.ª Claudia Roesler e revisado pelo Prof. Dr. Isaac Reis, com a participação de diversos membros do GPRAJ.

O lançamento ocorrerá no dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório Joaquim Nabuco, na Faculdade de Direito da UnB.

O livro, além de poder ser adquirido no local, pode ser encomendado aqui, com preço promocional de pré-venda.

Após o lançamento, haverá sessão de autógrafos com o autor.

A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Até lá!

V Semana Acadêmica de Direito da Universidade Católica de Brasília

24 a 25 de maio de 2017

 

A Universidade Católica de Brasília realizará, de 24 a 25 de maio de 2017, a V Semana Acadêmica de Direito, ocasião em que ocorrerá a outorga do grau de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Robert Alex.

Nas datas, além de exposições do homenageado, nos dois dias, contar-se-á com a participação, como conferencistas, dos Profs. Drs. Fabio Perin Shecaira, Noel Struchiner e Thomas Bustamante.

Maiores informações no link: 

http://www.ucb.br/Eventos/2/9574/VSemanaAcademicaDeDireito/

Reunião GPRAJ

19 de abril de 2017, às 14h, na Faculdade de Direito.

 

Prezados, está confirmada nossa reunião do grupo no dia 19/MAI/2017, às 14h, na Faculdade de Direito (sala B1 02/06. Recém-ingressantes e participantes ativos devem comparecer.

Inicialmente, faremos a apresentação dos novos colegas e informaremos alguns pontos gerais sobre nosso planejamento. Em seguida à reunião, pretendemos realizar uma confraternização em local a ser definido.

Boa semana a todas e a todos.

Próximos eventos

 

DIA 19/05 às 14h
 

REUNIÃO ORDINÁRIA DO GPRAJ 

DIAS 24 E 25/05
 

V SEMANA ACADÊMICA DE DIREITO DA UCB

Homenagem ao Prof. Dr. Robert Alexy.

© 2017 por Grupo de Pesquisa Retórica, Argumentação e Juridicidades.

  • w-facebook
  • w-youtube
bottom of page